Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil de Blumenau, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC), deflagrou a operação "Caixa Paralelo". A ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão, além do sequestro de imóveis e veículos, e do bloqueio de R$ 2,2 milhões das contas bancárias dos investigados.
A operação investiga um esquema de desvio de dinheiro em um posto de combustíveis localizado no bairro Garcia. A proprietária do estabelecimento denunciou o caso em junho do ano passado, após perceber que o gerente administrativo se recusava a prestar contas da empresa durante o período em que ela esteve afastada para cuidar dos pais acamados.
Uma auditoria contratada pela empresária revelou que o funcionário realizou diversas transferências bancárias em benefício próprio e de familiares, incluindo mãe, namorada e irmã. Além disso, pagamentos de boletos de faculdade e compras em lojas foram identificados, totalizando um desvio de mais de R$ 2,2 milhões. O ex-marido da proprietária também teria participação no esquema.
Com base nas provas reunidas, a Polícia Civil solicitou e obteve na Justiça a autorização para o sequestro de um terreno no bairro Garcia, um apartamento de alto padrão na Velha e um veículo Audi Q5, além do bloqueio das contas dos investigados. Durante as buscas, foram apreendidos dinheiro, dispositivos eletrônicos, documentos e folhas de cheque do posto de combustíveis que a proprietária sequer havia percebido que estavam desaparecidas.
O inquérito policial investiga os crimes de furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações seguem para identificar outros envolvidos e localizar bens adquiridos com os valores desviados.