Na manhã deste domingo (02), por volta das 08h41, uma explosão causada por gás liquefeito de petróleo (GLP) mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau. O incidente ocorreu em uma edificação mista de dois pisos na Rua Luiz Abry, no bairro Salto. Equipes das unidades Blumenau Centro e Norte foram acionadas para o atendimento, empregando as viaturas ABTR-218, ASU-562 e AR-33.
No local, os bombeiros constataram que a explosão aconteceu no andar térreo do imóvel, onde funcionavam três quitinetes. O acidente ocorreu em uma das unidades, onde moravam um homem de 44 anos e uma mulher de 50 anos. Ambos estavam no interior da residência no momento da explosão e sofreram queimaduras de terceiro grau em 95% do corpo, além de possíveis queimaduras nas vias aéreas.
As vítimas receberam atendimento de emergência no local, com o suporte de médicos do SAMU e da aeronave Arcanjo 03. O homem foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio, enquanto a mulher foi levada ao Hospital Santa Isabel.
Danos e impacto da explosão
A edificação atingida é uma construção mista, com o andar superior feito de madeira e alvenaria, enquanto o térreo possui paredes de alvenaria e teto de madeira. A parte superior abriga a residência do proprietário e um bar, mas nenhuma das pessoas presentes sofreu ferimentos.
No térreo, além da quitinete atingida pela explosão, havia outras duas unidades. Em uma delas, moravam quatro pessoas que não estavam no local no momento do acidente. Na outra, um casal estava presente, mas não sofreu ferimentos.
A explosão gerou queima total da quitinete afetada e danificou a estrutura da edificação, incluindo o assoalho do andar superior. Segundo os bombeiros, o imóvel era abastecido por um botijão de GLP de 13 kg, instalado do lado de fora. O vazamento, no entanto, ocorreu dentro da quitinete, ocasionando a explosão.
Investigação em andamento
As causas do vazamento e da explosão ainda não foram determinadas e serão analisadas por meio de perícia, que será realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar.