Começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano, o conclave que vai eleger o novo papa da Igreja Católica. Ao todo, 133 cardeais de diferentes países participarão da votação secreta que definirá o sucessor de Pedro. Durante o processo, os cardeais ficam totalmente isolados e proibidos de manter contato com o mundo exterior. Para garantir o sigilo, inclusive, bloqueadores de celular serão instalados.
As votações acontecem na Capela Sistina, onde uma chaminé foi posicionada para sinalizar ao público o andamento do conclave. A fumaça preta indica que ainda não houve consenso entre os cardeais; já a fumaça branca confirma a eleição de um novo pontífice.
Confira a programação
A programação oficial prevê que, na quarta-feira, os cardeais entrem na Capela Sistina às 11h30 (horário local), onde farão juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, ocorre um breve discurso, espaço para eventuais perguntas e a primeira votação. A expectativa é que a primeira fumaça apareça por volta das 14h.
Na quinta-feira (8), estão previstas quatro rodadas de votação, com possibilidade de emissão de fumaça às 7h e às 14h, caso ainda não haja definição. Se um papa for eleito em qualquer uma das votações, a fumaça branca sairá da chaminé, anunciando ao mundo o novo líder da Igreja Católica.
Se o consenso não for alcançado até o fim do dia, novas votações devem acontecer nos dias seguintes, conforme determina o protocolo do conclave.